quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Balaiada

                                    Balaiada

                                        

A revolução tomou o nome de Balaiada, porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Francisco Dos Anjos Ferreira . Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado duas de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma. Em desejo de vingança, ele se tornou um vingador sanguinário e feroz, e, com seu bando, aterrorizou o interior maranhense, matando, violentando e devastando.





                                         


Revolta dos Malês

                                   Revolta dos Malês 

            

Revolta dos Malês foi uma mobilização de escravos de origem muçulmana, a qual registrou-se na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia  no Brasil.
Constituiu numa sublevação de caráter social, de escravos africanos das etnias hauçá  igbomina  e Picapó, de religião islâmica organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos que fossem muçulmanos. "Malê" é o termo que se utilizava para referir-se aos escravos muçulmanos.



              

O Golpe da Maioridade

                                                                 O Golpe da Maioridade


    Declaração da Maioridade, também referida em Historia do Brasil  como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal , e pôs fim ao Período regencial Brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 14 anos . Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para Dom Pedro II para que esse, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: Guerras do Farrapossabinada, cabanagem , revolta dos  malês e Balaiada 


         

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Reis


                                                     Reis



,

Escravos

                                          Escravos 























Período Regencial


Período regencial é como ficou conhecido o decênio de 1831 a 1840 na Historia do Brasil , compreendido entre a abdicação de D.Pedro I e o chamado "Golpe da Maioridade  quando seu filho D.Pedro II teve a maioridade proclamada.
Foi um dos mais importantes e agitados períodos da História brasileira; nele se firmaram a unidade territorial do país e a estruturação das Forças Armadas, além de serem discutidos o grau de autonomia das províncias e a centralização do poder.
Pedro II contava, quando da renúncia paterna, 5 anos e 4 meses, não podendo portanto assumir o governo que, por força da lei, seria dirigido por uma regência  integrada por três representantes. Durante esta década sucederam-se quatro regências: A Provisória Trina, a Permanente Trina, a Una do Padre Feijó e a Una de Araújo Lima.